segunda-feira, 28 de maio de 2012

A invasão das bicicletas elétricas


A China é uma nação famosa por investir em bicicletas como meio de transporte de massa. Além das tradicionais bikes, os modelos movidos a energia elétrica e scooters estão tomando o mercado com toda a força. 
Segundo estimativa da Pike Research, as vendas de bicicletas elétricas alcançarão em 2018 o número de 47 milhões de unidades no continente asiático, sendo 42 milhões só na China. A previsão para veículos elétricos de duas rodas em geral é ainda mais animadora, com a possibilidade de entrada de 45 milhões de unidades no próximo ano e 65 milhões em 2018 em todo o continente.
Os veículos elétricos de duas rodas são mais sustentáveis e econômicos. Os que dependem de combustíveis não-renováveis, como o petróleo, liberam gases que poluem o ar, causam doenças respiratórias e agredirem o meio ambiente.
A bike elétrica está em processo de popularização no Brasil, principalmente nos grandes centros, e pode ser adquirida no 
Greenstore, do Greenvana.
____________________
Greenvana Style – um site que trata de sustentabilidade no dia a dia, sem ser chato nem cair na mesmice. Dá um pulo lá.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Japão desativa último reator nuclear para manutenção


O Japão desativará no sábado o último reator nuclear em atividade para dar prosseguimento às operações de manutenção decididas após a catástrofe de Fukushima, em meio a preocupações crescentes por uma possível carência de energia elétrica a partir do verão.
O único dos 50 reatores do país atualmente em funcionamento, na central de Tomari (Hokkaido, norte), será desligado às 17H00 locais (5H00 de Brasília) e os equipamentos interromperão as atividades nas horas seguintes, segundo a operadora regional Hokkaido Electric Power Co.
A manutenção deve durar 70 dias e depois os reatores serão reativados.
Mas tudo não passa de hipótese, pois nenhum dos reatores desligados para inspeção após o desastre de Fukushima - onde quatro dos seis reatores da central foram danificados pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011 - voltaram a funcionar até hoje. Fonte: Yahoo notícias.