sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cientistas criam primeiro olho artificial semelhante ao da mosca


Cientistas europeus criaram o primeiro olho artificial facetado, inspirado na mosca drosófila, que oferece uma visão panorâmica sem distorções, segundo trabalhos publicados na edição de 20 a 24 de maio da revista da Academia Americana de Ciências (PNAS).
Os olhos facetados permitem às moscas e a outros artrópodes acompanhar, simultaneamente, movimentos rápidos em várias direções.
Os esforços feitos até agora para criar um olho artificial como este esbarraram na dificuldade de alinhar com precisão extrema um conjunto de captores e micro-lentes sobre a superfície curva de 180 graus de uma folha de plástico flexível, explicaram os cientistas.
Eles conseguiram superar este problema ao desenvolver um olho composto de três camadas de lentes microscópicas, de uma antena reagente à luz e que imita os circuitos neuronais do cérebro da mosca, e de um circuito embutido flexível, que permite programar o tratamento dos sinais luminosos.
O protótipo, denominado CurvACE (sigla em inglês para Olho Composto Curvo Artificial), produz uma visão panorâmica sem distorções em alta definição, capaz de se adaptar às diferentes intensidades de luz do ambiente, demonstrou a pesquisa.
Segundo seus criadores, este olho pode ter aplicações nos sistemas de detecção tridimensional, onde a rapidez é crucial, como por exemplo para evitar colisões em solo ou no ar.
O protótipo busca simular ao máximo a visão da mosca, que se baseia em um conjunto de múltiplas imagens que permite acompanhar os mínimos movimentos, oferecendo um campo de visão amplo e uma profundidade de campo maior que o olho humano ou qualquer câmera atual permitem, aperfeiçoando-a ao mesmo tempo.
Bastaria juntar dois destes "olhos eletrônicos", um de costas para o outro, para se obter uma visão de 360 graus.
O dispositivo CurvAce já é encontrado em alguns robôs aéreos e pode ter diferentes aplicações, como em câmeras de vigilância e segurança.
O CurvACE foi concebido por cinco equipes de pesquisa europeias, entre elas uma de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e outra do Instituto de Ciências do Movimento, ligado ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS/AMU) francês. Fonte: Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Novo Xbox One é lançado como plataforma de entretenimento doméstico


Controle do Xbox One
A Microsoft lançou nesta terça-feira a ansiosamente aguardada nova geração do console de videogames Xbox One, enaltecido como uma plataforma de entretemimento doméstico, que vai além do jogo.
"Hoje, colocamos você no centro de uma nova geração da sala de estar", afirmou Don Mattrick, diretor do segmento de entretenimento interativo da Microsoft.
Mattrick explicou que o hardware turbinado é alimentado com um programa de computador que permite trocar instantaneamente as funções game, TV e navegação da internet. O programa de telefonia na web Skype também foi integrado para chamadas de vídeo online.
Acessórios de som e movimento Kinect instalados nos consoles reconhecerão os usuários e responderão instantaneamente a comandos de voz, informaram os executivos da Microsoft.
"Este é o começo de uma nova geração de games e de entretenimento, e de uma nova geração de TVs inteligentes", disse o executivo da unidade de entretenimento da Microsoft, Yusuf Mehdi.
A Microsoft brincou com os fãs de Xbox, ao exibir amostras de jogos de sucesso, como "Call of Duty Ghosts" e "FIFA", feitos sob medida para os novos consoles.
A idolatrada franquia de ficção científica "Halo" foi usada para demonstrar a integração entre televisão e videogames no Xbox One.
O famoso cineasta Steven Spielberg assumiu a produção de uma série de televisão baseada no popular jogo de tiro, em parceria com a empresa desenvolvedora de videogames 343 Studio.
"Para mim, o universo de 'Halo' é uma oportunidade assombrosa de ser a interseção onde a tecnologia e a construção de mitos se unem para criar algo realmente excitante", disse Spielberg, em um fragmento de vídeo exibido durante coletiva à imprensa na sede da Microsoft, em Redmond, Washington.
Os consoles Xbox One serão lançados no final deste ano, segundo Mattrick, que não revelou detalhes sobre o preço.
A Microsoft vendeu cerca de 77 milhões de consoles Xbox 360 desde que o videogame chegou ao mercado, no final de 2005. A rival Sony vendeu quase a mesma quantidade de consoles PlayStation 3.
Enquanto isso, a Nintendo sozinha vendeu quase 100 milhões de consoles Wii, que se tornaram um sucesso devido aos inovadores controles com sensores de movimento, após seu lançamento em 2006.
No entanto, a demanda pelos recém-lançados consoles Wii U, da Nintendo, tem desapontado.
A Sony anunciou o lançamento de uma nova geração do PlayStation 4 em fevereiro, mas falou de forma ambígua sobre o equipamento, abrindo espaço para a imaginação.
Na segunda-feira, a Sony lançou um vídeo no YouTube sobre seus planos de apresentar o PS4 no dia 10 de junho em Los Angeles, na noite anterior ao lançamento oficial do E3.
O PS4, que também chegará ao mercado no final deste ano, sucederá os consoles PlayStation 3, que estrearam no final de 2006. Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sol lança três erupções potentes em 24 horas (Nasa)


O Sol alcançou a atividade mais intensa este ano
O Sol lançou três potentes erupções em menos de 24 horas, alcançando, assim, a atividade mais intensa este ano, e provocando interrupções limitadas nas radiocomunicações de alta frequência.
As três erupções observadas na segunda e na terça-feira pertencem à categoria X, o tipo mais intenso destes fenômenos. São as primeiras do tipo este ano, segundo a Nasa.
"Esta é a erupção do tipo X mais forte de 2013 até o momento, superando em força os dois tipos de erupções X ocorridas nas últimas 24 horas", afirmou a Nasa em alusão a uma erupção que alcançou seu ápice às 23h11 de segunda-feira, horário de Brasília.
As erupções lançaram ondas de radiação solar, conhecidas como ejeção de massa coronal (CME). A última viajou particularmente rápido, a uma velocidade aproximada de 2.253 quilômetros por segundo, informou a Nasa.
A agência espacial americana afirma que as CMEs fundidas produzirão uma nuvem ionizadas produzirão uma nuvem de material solar que "poderia afetar a passagem dos satélites STEREO-B e Epoxi", os observatórios espaciais que orbitam a Terra para vigiar as tempestades solares e a passagem dos cometas.
"Os operadores da missão notificaram os operadores. Se for necessário, os operadores podem colocar os dispositivos espaciais em um modo de segurança para proteger os instrumentos do material solar", afirmou a Nasa.
Os especialistas afirmam que o aumento da atividade solar é comum agora mesmo porque o sol está em uma fase de início de um novo ciclo de atividade de 11 anos que se espera alcançar seu ponto máximo em 2013. O sol vive alternativamente ciclos de 11 anos de atividade e calma.
Segundo os especialistas em clima espacial, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, esperam-se erupções solares mais fortes nos próximos dias.
Embora os CMEs enviam radiações potentes, a Terra está protegida pelo seu campo magnético.
A atividade solar pode interromper momentaneamente os sinais de GPS e dos satélites de comunicação, mas a maioria das pessoas não perceberá estes efeitos em sua vida cotidiana.
A primeira erupção de classe X deste ciclo solar ocorreu em fevereiro de 2011 e a mais potente desde agosto de 2011. Fonte: Yahoo Notícias

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Carro elétrico tem dificuldades para emplacar nos Estados Unidos

Uma das fabricantes norte-americanas de carro elétrico, a Tesla apresenta o modelo S em 2011


O carro elétrico enfrenta um terreno pedregoso para emplacar nos Estados Unidos, onde em menos de um mês dois fabricantes tiveram que reduzir suas pretensões, levando dúvidas aos especialistas sobre o desafio lançado por Barack Obama de colocar um milhão destes veículos para circular em 2015.
A Coda Automotive, uma das jovens empresas mais promissoras do segmento do carro elétrico, declarou falência este mês.
A Fisker Automotive, em crise financeira há meses, anunciou a redução de 75% de seus salários, suscitando temores de outra bancarrota.
A fabricante de automóveis de luxo Tesla mantém seus modelos elétricos no mercado, assim como as grandes companhias do setor, General Motors e Nissan, mas o futuro é sombrio.
Poucos especialistas acreditam ser possível alcançar o objetivo lançado por Obama: colocar um milhão destes veículos no mercado americano em dois anos.
Mike VanNieuwkuyk, da JD Power and Associates, diz que cada vez mais pessoas sabem que eles existem, "mas poucos falam em comprar".
Segundo um informe da JD Power e da LMC Automotive, a venda destes carros aumentou para 0,08% do mercado em 2012 e deve chegar a representar apenas 0,47% em 2015. Só 3% dos consultados dizem que seu próximo carro provavelmente será elétrico.
Para VanNieuwkuyk, os consumidores se desanimam diante da pequena quantidade de postos de recarga, da baixa autonomia e do alto custo destes carros, enquanto paralelamente os veículos à gasolina "melhoram".
Jason Kavanagh, do site especializado em automóveis Edmunds.com, avalia que os carros 100% elétricos não superarão 1% do mercado americano até 2040, devido à autonomia e à necessidade de recarregar a bateria por muito tempo.
Oito horas de recarga
"Ter que ficar do lado do seu (Nissan) Leaf durante oito horas para esperar que recarregue não incentiva muito a compra", ironizou Kavanagh.
Além do mais, e isto parece ser o mais importante, a rede elétrica dos Estados Unidos não suportaria a carga de um grande número de veículos, explicou à AFP, e por isso "faltaria uma grande quantidade de pequenas usinas de energia nuclear".
A Chevrolet reduziu a produção de seus modelos Volt no ano passado passado devido à baixa demanda e está trabalhando em uma versão mais barata. A Toyota e a Honda também reduziram suas expectativas para o mercado americano.
O diretor geral da Chrysler, Sergio Marchionne, declarou recentemente que sua empresa perdeu 10.000 dólares por cada um de seus Fiat 500 elétricos vendidos na Califórnia.
Mas nem tudo é má notícia.
A Tesla Motors obteve pela primeira vez lucros no primeiro trimestre, com 11 milhões de dólares, ou seja, 83% a mais do que no trimestre anterior.
A Tesla conta com o Model S, com autonomia de 300 km e que apesar de poder custar até 60.000 dólares, é bem avaliado pelos consumidores.
A Nissan viu as vendas de sua linha elétrica Leaf ultrapassarem as 5.000 unidades no primeiro trimestre, superando o Volt da Chevrolet.
Para Brett Smith, do Centro de Pesquisas Automotivas em Ann Arbor, Michigan, o entusiasmo pela ideia pelo menos impulsionou a pesquisa. "Vai sair algo positivo", disse à AFP.
Para Kavanagh, do Edmunds.com, os carros híbridos, movidos a gasolina e eletricidade, serão os grandes ganhadores e suas vendas aumentarão "porque terão mais autonomia e seriam mais econômicos". Fonte: yahoo notocias;

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Japão quer desenvolver máquina mais potente que supercomputador 'K'


Computador "K" em junho de 2011, na cidade de Kobe
O Japão decidiu nesta quarta-feira investir 100 bilhões de ienes (770 milhões de euros) para tentar desenhar a partir de 2014 um novo supercomputador mais potente que seu atual modelo "K", ou seja, com uma potência de cálculo da ordem de um exaflop (um quadrilhão de operações por segundo).
Este supercomputador permitiria, entre outras coisas, realizar simulações consideradas úteis por exemplo para o desenvolvimento de medicamentos ou a realização de previsões de danos causados por desastres naturais, explicou o Ministério da Ciência.
China e Estados Unidos já anunciaram programas para tentar desenvolver um supercomputador de um exaflop em 2020.
"Há uma grande diferença entre as tecnologias que tentam ocupar o primeiro lugar e as que se conformam com o segundo", reforçou o presidente de uma comissão de especialistas, designados pelo ministério japonês.
Titan, supercomputador da empresa americana Cray e situado no Laboratório Nacional Oak Ridge, do governo americano, foi considerado em novembro do ano passado o mais rápido do mundo, superando outro dispositivo da IBM que está em outro centro de pesquisas.
O ranking publicado por cientistas de Estados Unidos e Alemanha sustenta que Titan alcançou 17,59 petaflops, o equivalente a pouco menos de 18 trilhões de cálculos por segundo.
Titan, que conta com financiamento do Departamento de Energia americano, é usado para fazer pesquisas sobre energia, mudanças climáticas e motores eficientes, entre outros temas.
Este supercomputador desbancou para o segundo lugar o modelo Sequoia, da IBM, e situado no Laboratório Nacional Lawrence Liver, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), que alcançava apenas 16,32 petaflops.
Completando o grupo dos cinco primeiros estavam o computador K, da Fujitsu, no Instituto Avançado RIKEN de Ciências da Computação, na cidade de Kobe, Japão; Mira, um sistema BlueGene/Q da IBM no Laboratório Nacional Argonne de Chicago, e outro sistema BlueGene/Q da IBM chamado Juqueen no centro de pesquisas Forschungszentrum Juelich na Alemanha.
O supercomputador japonês "K", criado pelo grupo informático Fujitsu e um instituto japonês de pesquisas, conservou até 2012 o primeiro lugar mundial em termos de resultados, após pulverizar a marca dos 10 petaflops.
Este supercomputador instalado em Kobe (oeste do Japão) foi "inteiramente fabricado no Japão, da pesquisa ao desenvolvimento dos processadores, passando pela concepção do sistema e sua fabricação", segundo seus criadores. fonte: Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Aplicativo para celular revela rosto que usuário terá em 25 anos


O presidente da Softbank, Masayoshi Son
"Este é o rosto que você terá dentro de 25 anos se não cuidar da saúde", revela um novo aplicativo para celular, desenvolvido pelo grupo de telecomunicações japonês Softbank.

O aplicativo será acompanhado por um bracelete que terá a função de sensor e que permitirá controlar o estado físico do usuário para elaborar sua evolução física, explicou o diretor da Softbank, Masayoshi Son.
A Softbank obteve com exclusividade os direitos de comercialização do produto no Japão.
As informações coletadas pelo bracelete (calorias, ciclos de sono etc) poderão ser consultadas diretamente no celular.
Além desse serviço, que custará 3,75 euros por mês, os usuários poderão beneficiar-se de conselhos médicos. Fonte: Yahoo Notícias

sábado, 4 de maio de 2013

Cientistas americanos desenvolvem robôs insetos


Uma mosca numa flor, 22 de abril, 2011 na Alemanha
Cientistas americanos desenvolveram minúsculos robôs com asas, inspirados nas moscas, que poderiam algum dia ajudar a polinizar cultivos ou na busca por sobreviventes de desmoronamentos, assim que puderem voar de forma autônoma.
Os protótipos, desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Harvard, pesam 80 miligramas e conseguiram fazer curtos voos controlados ao agitar as asas mecânicas, enquanto ainda presas a um minúsculo cabo de controle, noticiou a edição desta semana da revista Science.
Os robôs, do tamanho de uma moeda, exibem duas asas finas que se agitam 120 vezes por segundo.
Voos de teste demonstraram que eles são capazes de executar manobras básicas, inclusive pairar no mesmo lugar por 10 segundos antes de cair.
Especialistas estão estudando moscas reais em busca de pistas para melhorar o desempenho dos robôs.
"As moscas realizam algumas das mais incríveis acrobacias na natureza usando apenas cérebros minúsculos", disse Sawyer Fuller, pesquisador de pós-doutorado e co-autor do estudo.
"Suas capacidades excedem o que nós podemos fazer com o nosso robô, portanto gostaríamos de entender melhor sua biologia e aplicá-la ao nosso trabalho", acrescentou.
O processo de fazer os robôs voarem levou 12 anos, explicou Robert Wood, principal pesquisador e professor da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard.
"É só realmente por causa desses avanços recentes do laboratório em manufatura, materiais e desenho que nós conseguimos tentar isto. E funcionou particularmente bem", emendou.
O cabo de eletricidade precisa ser mantido até que soluções sejam encontradas para uma célula de combustível portátil de alta densidade energética, forte o suficiente e leve o bastante para sustentar um voo independente, afirmaram os cientistas. Fonte: Yahoo Notícias

quinta-feira, 2 de maio de 2013

IBM revela o 'menor filme' da história


A IBM apresentou o filme de menor tamanho já visto
Cientistas da IBM apresentaram nesta quarta-feira o "menor filme do mundo", uma obra revolucionária feita com um potente microscópio que mostra os movimentos dos átomos expandidos 100 milhões de vezes.
O curta-metragem, de um minuto e 30 segundos, tem o nome "A Boy and His Atom" (Um Menino e Seu Átomo) e conta história de um pequeno personagem que brinca com um átomo e segue seus movimentos, dançando e saltando, em uma forma de explicar a ciência de maneira educativa.
"Filmar, posicionar e dar forma aos átomos para criar um filme de animação original é uma ciência exata e completamente nova", disse Andreas Heinrich, cientista da IBM Research.
"Na IBM não nos limitamos a ler livros sobre ciência, nós a fazemos. Este filme é uma forma divertida de compartilhar o mundo em escala atômica, ao mesmo tempo que permite um diálogo aberto com os estudantes e outros sobre as novas fronteiras da matemática e da ciência", completou.
Para fazer o filme, os átomos são deslocados com um microscópio desenvolvido há alguns anos pela IBM, uma invenção que valeu o Prêmio Nobel aos criadores.
Este instrumento "é o primeiro a permitir que os cientistas vejam o mundo do infinitamente pequeno, os átomos", explicou Christopher Lutz, pesquisador da IBM.
O aparelho não parece um microscópio tradicional, já que pesa duas toneladas e opera a uma temperatura de -268°C. Tem capacidade de ampliar em 100 milhões de vezes os objetos colocados na placa.
"A possibilidade de controlar a temperatura, a pressão e as vibrações a níveis tão específicos faz do laboratório de pesquisas da IBM um dos poucos lugares no mundo onde os átomos podem se movimentar com tanta precisão", disse Lutz.
O dispositivo utiliza uma agulha muito fina, sobre uma superfície de cobre, para atrair ou repelir os átomos e as moléculas em uma localização específica.
O filme foi certificado pelo Livro Guinness dos Recordes como a "menor animação do mundo", segundo a IBM. Fonte: Yahoo Notícias