domingo, 25 de agosto de 2013

Relógio atômico de itérbio bate recorde de precisão

Cientistas americanos criam relógio mais preciso do mundo
Washington, 22 ago (EFE).- Nenhum relógio no mundo mede o tempo com mais precisão do que um relógio atômico, e agora uma tecnologia que usa átomos de itérbio, elemento químico metálico, bateu recordes por sua estabilidade, segundo um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista científica "Science".
Um par de relógios do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST) em Boulder, Colorado, atua como pêndulos ou metrônomos do século XXI que oscilam com sincronia praticamente perfeita por um período comparável à idade do universo.
A estabilidade de um relógio pode ser imaginada pela precisão com que cada "tique-taque" se mantém sincronizado com o de outro relógio, e os relógios de itérbio são estáveis dentro de menos de duas partes em um quatrilhão (o número um seguido por 18 zeros), aproximadamente dez vezes melhor que os melhores resultados divulgados até agora de outros relógios atômicos.
Este avanço espetacular, assinala o artigo, poderia ter impactos significativos não só para a medição do tempo, mas também para uma ampla gama de quantidades de medição por sensores que têm efeitos sobre a taxa de "tique-taque" dos relógios atômicos, como a gravidade, os campos magnéticos e a temperatura.
"A estabilidade da rede relógio itérbio abre as portas para inúmeras aplicações práticas de tempo de alta performance", diz o físico do NIST e um dos autores do estudo Ludlow Andrews.
Cada relógio de itérbio do NIST opera sobre 10 mil átomos de terras raras resfriadas a 10 microkelvins (dez millónesimos de um grau sobre o zero absoluto) presos em uma rede óptica que consiste em uma série de buracos, com a forma de uma panqueca, feitos de laser.
Outro laser que faz "tique-taque" 518 trilhões de vezes por segundo provoca uma transição entre dois níveis de energia nos átomos. O grande número de átomos empregado é a chave para a alta estabilidade dos relógios.
É necessário fazer uma média dos "tique-taques" de qualquer relógio atômico durante um período para obter os melhores resultados.
O artigo observa que um dos principais benefícios de tão elevada estabilidade relógios itérbio é que os resultados muito precisos podem ser alcançados muito rapidamente.
Por exemplo, com o atual padrão de tempo civil nos EUA, a fonte de césio relógio NISTF1, é uma média de cerca de 400 mil segundos cerca de cinco dias para obter seu melhor desempenho. O novo relógio itérbio alcança os mesmos resultados em cerca de um segundo tempo de média.
Dado este elevado nível de estabilidade itérbio relógios medições extremamente rápidas podem ser feitos em muitos casos, em tempo real, o que pode ser importante em aplicações como fábricas e no ambiente natural. EFE Fonte> Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

sábado, 17 de agosto de 2013

Petrolíferas dos EUA estão interessadas em leilões no Brasil, diz secretário


BRASÍLIA, 16 Ago (Reuters) - As petrolíferas norte-americanas estão interessadas em participar do leilão de áreas exploração de gás que o Brasil fará em novembro, disse a jornalistas o secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, após almoço com empresários em Brasília.
Ele indicou ainda que haveria interesse das companhias dos EUA também no leilão da área de Libra, no pré-sal, ao afirmar que espera que as companhias de seu país disputem as licitações de outubro em diante.
O leilão de Libra, a maior reserva petrolífera do país, está previsto para outubro, enquanto a licitação de áreas de gás ocorrerá no mês seguinte.
A chamada 12ª rodada vai incluir áreas com potencial de gás natural e gás não convencional, setor em que os EUA têm registrado um boom de produção, com o gás de xisto.
(Por Leonardo Goy) Fonte Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

domingo, 11 de agosto de 2013

Água contaminada do subsolo de Fukushima começa a ser bombeada

Água na central nuclear da Tepco em Okuma, em Fukushima, no dia 3 de julho de 2012
A operadora da central nuclear de Fukushima Daiichi (220 km a nordeste de Tóquio) começou a bombear a água contaminada do subsolo da usina para reduzir os vazamentos de água radioativa no oceano Pacífico, indicou a companhia.
"É urgente para nós extrair a água subterrânea desta área o mais rápido possível", indicou um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco) na sexta-feira. Representantes da operadora japonesa no puderam ser contactados neste sábado.
A companhia indicou ter bombeado um total de 13 toneladas de água subterrânea contaminada entre as 14h00 (02h00 de Brasília) e as 20h00 de sexta-feira.
A água extraída poderá chegar às 100 toneladas diárias uma vez completado o novo sistema de bombeamento implantado pela operadora, previsto para meados de agosto. Uma vez filtrada e reciclada, a água servirá para esfriar os reatores.
A Tepco começou os trabalhos de bombeamento depois de admitir em julho o vazamento de água contaminada com radioatividade no oceano Pacífico.
O ministro da Indústria do Japão estimou nesta semana que cerca de 300 toneladas de água contaminada caíam no oceano todos os dias. "Mas não estamos certos de que a água esteja altamente contaminada", acrescentou.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou na última quarta-feira que as autoridades reforçariam seu envolvimento nos trabalhos de limpeza da usina de Fukushima.
Os vazamentos de água começaram em março de 2011 como consequência dos destroços causados na central nuclear de Fukushima Daiichi por um terremoto e um tsunami. Fonte: Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

Zimbábue teria acordado vender urânio ao Irã, diz jornal

Usina nuclear de Bushehr, no Irã
O Zimbábue assinou um acordo secreto para fornecer ao Irã a matéria prima necessária para desenvolver uma bomba atômica, em violação às sanções internacionais, informou neste sábado o jornal londrino The Times.
"Vi (um memorando de acordo) para exportar urânio aos iranianos", disse ao jornal o vice-ministro de Mineração do Zimbábue, Gift Chimanikire.
O acordo, supostamente assinado no ano passado, provavelmente causará preocupação entre as capitais ocidentais.
O tema nuclear envenena há dez anos as relações do Irã com as grandes potências do chamado grupo 5+1 (China, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e Alemanha), que suspeitam que Teerã utiliza seu programa nuclear civil como fachada para fabricar uma bomba atômica.
O país é alvo de várias rodadas de sanções da ONU e de um embargo petroleiro e financeiro dos Estados Unidos e da União Europeia, que provocam uma grave crise econômica no país.
O presidente Robert Mugabe, que acaba de ser reeleito para um novo mandato de cinco anos, apoiou publicamente o programa nuclear do Irã. Fonte: yahoo Notícias

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Campo magnético do sol concluirá inversão nos próximos meses


Buraco no Sol foi registrado pela Nasa em julho: inversão de campo magnético deve ocorrer em breve Foto: Nasa / Divulgação

Washington, 7 ago (EFE).- Nos próximos três a quatro meses o campo magnético do Sol completará uma inversão de polaridade, um processo que ocorre a cada 11 anos e está quase na metade do caminho, informou nesta quarta-feira a Nasa (agência espacial americana).
"Esta mudança terá repercussões em todo o sistema solar", disse o físico solar Todd Hoeksema, da Universidade de Stanford (Califórnia), em declarações para a agência espacial.
A inversão de polaridade - norte e sul trocam de posição - ocorre no fim de cada ciclo solar, quando o dínamo magnético interno do Sol se reorganiza.
Durante essa fase, que os físicos denominam máximo solar, as erupções de energia podem aumentar os raios cósmicos e ultravioleta que chegam à Terra, e isto pode interferir nas comunicações de rádio e afetar a temperatura do planeta.
Hoeksema é diretor do observatório Solar Wilcox, de Stanford, um dos poucos observatórios do mundo que estudam os campos magnéticos do Sol e cujos magnetogramas observaram o magnetismo polar da estrela a partir de 1976, desde quando já foram registrados três ciclos.
Phil Scherrer, outro físico solar em Stanford, disse que "os campos magnéticos polares do Sol se debilitam, ficam em zero, e depois emergem novamente com a polaridade oposta. É parte regular do ciclo solar".
O alcance da influência magnética solar, conhecida como heliosfera, se estende a bilhões de quilômetros além de Plutão, e as sondas Voyager, lançadas em 1977, que agora rondam o umbral do espaço interestelar, captam essa influência. EFE Fonte; Yahoo notícias

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Após um ano em Marte, Curiosity abre caminho para missão tripulada

Imagem divulgada pela NASA em 7 de fevereiro de 2013 mostra autorretrato do Curiosity em Marte

O inquestionável sucesso do veículo-robô Curiosity, da Nasa, abriu o caminho para a conquista de Marte pelos seres humanos, afirmam cientistas, às vésperas do aniversário de um ano da chegada da sonda ao planeta vermelho.
Desde seu bem sucedido pouso na superfície marciana em 6 de agosto de 2012, Curiosity coletou e enviou para os pesquisadores na Terra uma verdadeira arca do tesouro de informações, que espera-se, seja vital quando uma missão tripulada a Marte for levada a cabo.
Com o tamanho aproximado de um veículo 4x4 e pesando cerca de uma tonelada, Curiosity conseguiu concluir uma das mais importantes tarefas de sua missão: estabelecer, sem sombra de dúvida, que o ambiente marciano foi capaz de abrigar vida microscópica em um passado distante.
Essa façanha, conseguida em março, significa que a missão do veículo-robô provavelmente será estendida para além do período provisório de dois anos.
"Os êxitos do nosso Curiosity - aquele pouso dramático um ano atrás e as descobertas científicas desde então - nos fazem avançar para novas explorações, inclusive com o envio de humanos para um asteroide e para Marte", disse o administrador da agência espacial americana (Nasa), Charles Bolden. "As marcas de pneus vão abrir o caminho para as marcas de botas no futuro", emendou.
A emocionante amartissagem do Curiosity no ano passado - quando o robô de seis rodas pousou na Cratera Gale, a cerca de 10 quilômetros da base do Monte Sharp, com 5.000 metros de altitude - também deu uma dose extra de coragem para aqueles que esperam um dia planejar uma bem sucedida missão tripulada.
A natureza complexa do pouso demonstrou que é possível transportar com sucesso cargas maiores até o planeta - algo que é visto como um dos maiores desafios tecnológicos de uma missão tripulada.
"Até agora estamos extremamente satisfeitos este ano", afirmou Michael Meyer, cientista-chefe do Programa de Exploração Marte da Nasa.
"Em termos de contribuição para a exploração em geral, é um avanço fantástico porque o sistema é novo. É uma forma de chegarmos à superfície planetária. Colocamos uma tonelada na superfície" de Marte, emendou.
"Quanto mais aprendermos sobre Marte, mais informados estaremos para enviar humanos no futuro", acrescentou.
Desde a sua chegada a Marte, Curiosity forneceu mais de 190 gigabites de dados - o equivalente a cerca de 45.600 músicas armazenadas em arquivos de MP3 - e enviou à Terra cerca de 36.700 imagens completas e 35.000 em miniatura.
O robô também disparou mais de 75.000 jatos de laser para investigar a composição da superfície marciana, além de ter coletado e analisado amostras de duas rochas.
Os instrumentos e as câmeras do Curiosity permitiram ao robô determinar rapidamente a questão de se Marte pôde abrigar vida microbiana, disse Meyer.
Logo após o pouso, o Curiosity detectou grupos de seixos e cascalhos formados pelo fluxo de água em um antigo leito de rio.
A análise de rochas na região determinou estão que a água que no passado fluiu não era salgada ou ácida demais para impedir a existência de vida.
O veículo rodou mais de 1,6 km e agora dirige-se ao Monte Sharp, onde a Nasa espera que forneça mais pistas sobre a composição do planeta vermelho.
Os cientistas esperam que a análise de camadas sedimentares permita determinar quando Marte pode ter sido capaz de abrigar a vida.
"Se descobrir que ambientes múltiplos foram habitáveis, isto aumenta a probabilidade de existência de vida em Marte", disse John Logsdon, ex-diretor do Instituto de Política Espacial e membro do comitê consultivo da Nasa.
"A missão foi singularmente bem sucedida. Está ampliando os limites, tanto técnicos quanto de habilidades humanas, e é algo de que todos deveriam se orgulhar", acrescentou.
Enquanto isso, Meyer expressou otimismo de que o Curiosity possa inclusive detectar sinais mais definitivos de vida durante o próximo ano.
"Curiosity poderia fazer uma grande descoberta, tem muita sorte", brincou. "Os instrumentos são selecionados especificamente para determinar se em uma certa época no passado Marte foi capaz de abrigar vida ou não", explicou.
"É capaz de medir (matéria) orgânica, portanto, se houver uma assinatura significativa de vida do passado, pode ser capaz de desvendá-la", emendou.
"No entanto, qualquer confirmação de vida passada ou até mesmo de vida atual vai exigir outra missão", disse Meyer, destacando que a Nasa planeja enviar um segundo veículo-robô a Marte - "Curiosity 2" - em 2020. Enquanto isso, o robô euro-russo ExoMars, um veículo que também buscará bioassinaturas de vida marciana, tem lançamento previsto para 2018. Fonte: Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

domingo, 4 de agosto de 2013

ESA publica novas evidências da presença de água em Marte

Com a sedimentação de partículas dissolvidas em água depois de uma inundação, deixando assim uma forma "caótica".

Outras evidências da presença de líquido nesta região são a marca de um pequeno e sinuoso rio, assim como vários deslizamentos de terra que poderiam ter sido formados pela presença de água que teria debilitado as paredes da cratera.
No entanto, não apenas a água teria intervindo na orografia desta região mas também erupções vulcânicas, como demonstram as cinzas que cobrem a parte esquerda da cratera. EFE Fonte: Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook