quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Japão desenvolve submarino capaz de descer a profundidade recorde de 12km

Resultado de imagem para submarino julio verne
Tóquio, 25 fev (EFE).- O Japão está desenvolvendo um submarino tripulado capaz de submergir a uma profundidade recorde de 12 quilômetros e destinado a explorar o fundo marinho, informou nesta quarta-feira o jornal japonês "Asahi".
O submarino Dubbed Shinkai 12000 será capaz de submergir abaixo dos 10.911 metros, o ponto mais profundo do oceano conhecido até o momento, na Fossa das Marianas.
O submarino, que está sendo desenvolvido com fins científicos, deveria estar em operação no final da década de 2020, segundo apontou a Agência japonesa de ciência e tecnologia terrestre e marítima, líder do projeto de desenvolvimento.
A missão do submarino será buscar recursos naturais e organismos no fundo marinho.
A cabine da tripulação será uma esfera de vidro endurecido de dois metros de diâmetro com uma espessura de entre 5 e 10 centímetros.
O grande desafio do projeto será garantir a durabilidade do vidro, que em profundezas extremas pode se romper com um mínimo arranhão, explicou a agência.
O aparelho terá capacidade para seis tripulantes, contará com banheiro e um espaço de descanso e poderá realizar missões de dois dias.
Até agora, o submarino destas características mais potente no Japão é o Shinkai 6500, criado há mais de 25 anos e capaz de submergir a 6,5 mil metros.
Países como a Rússia e França contam com submersíveis que podem alcançar profundezas de 6 mil metros, e China possui um que alcança os 7 mil metros. EFE  Fonte:  Yahoo Notícias

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Japão cria relógios de precisão que desajustam a cada 16 bilhões de anos

Pesquisadores japoneses anunciaram terem criado dois relógios de tal precisão que irão desajustar um segundo a cada 16 bilhões de anos, um tempo superior à própria existência do planeta Terra.
Os chamados instrumentos "criogênicos de redes ópticas" não são bonitos - mais parecem um macrocomputador do que um relógio tradicional -, mas presumem uma precisão que não pode ser medida pelos relógios atômicos atuais, que definem a duração de um segundo.
De acordo com a equipe de pesquisadores dirigida por Hidetoshi Katori, professor na Universidade de Tóquio, estes aparelhos são muito mais precisos que o relógio atômico de césio empregado para definir a duração do segundo, que se desajusta a cada 30 milhões de anos.
Os novos relógios superam, além disso, a precisão do relógio atômico apresentado em agosto de 2013 por pesquisadores americanos, e que perdia um segundo a cada 13,8 bilhões de anos.
O sistema revelado pelos pesquisadores japoneses é tão delicado que deve funcionar em um ambiente extremamente frio, de -180 graus Celsius, para reduzir o impacto de ondas eletromagnéticas e manter o nível de precisão.
Este novo avanço pode ter implicações importantes na localização por satélite (GPS), baseada na diferença de tempo, e na quantificação da temperatura e de forças como a gravidade ou campo magnético. Fonte: Yahoo Notícias

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Microscópio mais potente do mundo é desenvolvido no Japão

 
O fabricante tecnológico japonês Hitachi desenvolveu o microscópio com maior resolução do mundo, baseado na transmissão de elétrons e capaz de realizar observações em nível atômico.

O microscópio eletrônico de transmissão (MET) foi terminado nesta semana após quase cinco anos (começou a ser desenvolvido em 2010) e é capaz de oferecer uma resolução de 43 picometros (unidade que equivale à bilhonésima parte de um metro), ou seja, menos da metade do raio da maioria dos átomos.
O aparelho, que ocupa um quarto inteiro, alcança esta resolução recorde graças a uma grande concentração de seu feixe de elétrons através de cabos e circuitos especialmente desenhados para esta tarefa, segundo assinalou um porta-voz de Hitachi.
Outras inovações destacadas são o uso de materiais de amortecimento acústico na base do microscópio para reduzir o impacto negativo das vibrações, assim como a instalação de barreiras magnéticas em torno do aparelho.
Deste modo, foi possível reduzir o efeito de "fatores externos" que causam aberrações nas lentes, prejudicam sua resolução e são a principal limitação deste tipo de microscópio, explicou a companhia.
Os microscópios de elétrons, inventados na década de 1930 pelo físico alemão Ernst Ruska, permitem alcançar aumentos muito superiores aos dos microscópios ópticos graças ao uso de elétrons ao invés de fótons, o que possibilita o estudo da estrutura e composição atômicas de um amplo número de materiais.
O novo dispositivo permitirá a observação óptica das posições dos átomos, o que segundo Hitachi poderia contribuir para o desenvolvimento de novos materiais com diversas aplicações. EFE

Radiação UV pode danificar a pele horas depois da exposição solar

A pele pode sofrer os danos da radiação ultravioleta (UV) horas depois da exposição à luz solar, de acordo com um estudo

A pele pode sofrer os danos da radiação ultravioleta (UV) horas depois da exposição à luz solar, de acordo com um estudo publicado nesta sexta-feira na revista americana "Science".
Estar exposto aos raios UV - do sol, ou das lâmpadas de bronzeamento artificial - pode danificar o DNA dos melanócitos, as células que pigmentam a pele, produzindo a melanina que lhe dá a cor, afirmam os pesquisadores.
Em seu estudo, os cientistas observaram que cerca de metade das alterações do DNA aconteceu no escuro, depois da exposição aos raios UV. Até agora, considerava-se que a melanina protegia a epiderme, bloqueando os raios ultravioletas do sol.
Descobriram ainda que seus raios ativavam duas enzimas que se combinam para estimular um elétron na melanina. A energia gerada por esse processo, chamado de quimiosmose, é transmitido para o DNA no escuro, criando o mesmo dano genético que aquele acarretado pelos raios do sol.
No estudo, os especialistas, entre eles o dr. Douglas Brash, professor de Dermatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, concluíram que a melanina também pode ter efeitos nefastos e estar ligada aos danos à pele.
Essa degradação do DNA é uma das principais causas da forma mais frequente de câncer de pele.
Nessa fase da pesquisa, a equipe expôs ratos e células melanócitas humanas a raios UV de lâmpadas para bronzeamento.
Essas radiações provocaram um tipo particular de alteração do DNA dessas células, conhecido como CPD, que impede que a informação genética contida nas células seja transmitida corretamente.
Os cientistas se surpreenderam ao constatar que o DNA dos melanócitos estava não apenas danificado quando exposto à radiação UV, mas que esse fenômeno persistia por horas após o fim da exposição.
O estudo mostra, portanto, que a melanina tem efeitos ao mesmo tempo cancerígenos e protetores.
Apesar da má notícia, os especialistas sustentam que os efeitos nefastos desse fenômeno podem ser neutralizados, pois esse processo químico é lento. Usar protetor solar "à noite, depois da exposição ao sol", por exemplo, poderia bloqueá-lo. Fonte: Siga o Yahoo Notícias no Twitter e no Facebook 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Estudo mostra que dente de lapa é o elemento biológico mais duro já conhecido

Londres, 18 fev (EFE).- Os dentes das lapas são os elementos biológicos mais duros, mais fortes inclusive que a teia de aranha, segundo um estudo realizado por engenheiros britânicos da Universidade de Porstmouth, revelado nesta quarta-feira.
O relatório, publicado pela revista britânica "Royal Society Journal", diz que os dentes de lapa são o elemento biológico mais duro que se tem conhecimento e apresentam uma maior dureza que qualquer parte do corpo humano.
Os dentes deste molusco estão formados por um composto de proteína mineral denominado goethita, que os pesquisadores analisaram em fragmentos diminutos no laboratório, já que o tamanho do dente não supera um milímetro de extensão.

Leia também:

O segredo da dureza destes dentes está na finura das fibras minerais de goethita das quais são compostos, assim como na disposição destas fibras que conformam o dente.
A goethita, que recebe seu nome em honra ao escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, é um mineral da classe dos hidróxidos que apresenta 63% de ferro em sua composição.
As lapas, um tipo de molusco, utilizam estes dentes de extrema dureza para raspar as superfícies rochosas de onde obtêm algas para seu alimento em condições de maré baixa.
Segundo o relatório, dada sua dureza, algumas das aplicações que poderiam ter estas fibras minerais seria o fortalecimento dos materiais para a construção de aviões, carros ou embarcações.
O coordenador da pesquisa, Asa Barber, da universidade inglesa de Porstmouth, destacou que "a natureza é uma magnífica fonte de inspiração em estruturas que têm excelentes propriedades mecânicas".
"Estes dentes estão formados por fibras muito pequenas, dispostas de uma maneira muito particular", afirmou Barber em referência a sua composição.
"Deveríamos começar a criar nossas próprias estruturas seguindo o modelo e os princípios de desenho destes dentes" após esta pesquisa, afirmou Barber. EFE Fonte: Yahoo Notícias

EUA autorizam exportação de drones armados a países aliados

Um drone Predator decola para um voo de vigilância perto da fronteira com o México em 7 de março de 2013

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que permitiram pela primeira vez a exportação de aviões não tripulados armados a países aliados, como parte de sua estratégia de luta global antiterrorista.
"Esta nova política rege a venda, transferência e o uso de sistemas aeronáuticos militares internacionais sem piloto de origem americana", descreve o Departamento de Estado em um relatório divulgado hoje.
Segundo o documento, os Estados Unidos "são o líder tecnológico mundial em desenvolvimento e uso" destes aviões não tripulados (UAS, sigla em inglês).
"Outras nações estão começando a usar UAS militares com regularidade, e está surgindo o mercado comercial de UAS", indica o Departamento de Estado.
"Os Estados Unidos têm a responsabilidade de garantir que a venda e o uso internacional de UAS de origem americana corresponda aos interesses da nossa segurança nacional e política externa", assinala o governo americano.
Estas exportações "de sistemas sensíveis será feita através de um programa de vendas militares de governo a governo", indica o Departamento de Estado, sem citar países.
Segundo o jornal "Washington Post", o primeiro a revelar hoje as grandes mudanças na política de venda de armas dos Estados Unidos, países aliados, como Itália, Turquia e as monarquias do Golfo, estariam interessados na compra.
O uso de drones armados é a base da luta mundial contra o terrorismo empreendida pelo governo do presidente Barack Obama, principalmente nas operações em Afeganistão, Paquistão, Somália, Síria, Iraque e Iêmen. Fonte: Yahoo Notícias

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

GM começará a produzir Chevrolet Bolt elétrico

Veículo elétrico Chevrolet Bolt, da automotiva americana General Motors, é apresentado em 12 de janeiro de 2015
A empresa automotiva americana General Motors anunciou nesta quinta-feira que iniciará a produção de seu veículo elétrico Chevrolet Bolt, após ter apresentado um protótipo no mês passado no Salão do Automóvel de Detroit.
"A mensagem dos consumidores sobre o protótipo Bolt foi clara: façam-no!", disse Alan Batey, presidente da GM para a América do Norte.
Ele explicou que o grupo decidiu lançar a produção rapidamente "devido ao seu forte potencial para sacudir o 'statu quo' entre os veículos elétricos".
O Chevrolet Bolt, descrito pela GM como um utilitário compacto, é uma resposta aos veículos mais caros da americana Tesla ou ao pequeno i3, da alemão BMW.
Estima-se que será posto à venda por 30.000 dólares, após a dedução de subsídios públicos à compra, segundo informações fornecidas durante sua apresentação em Detroit. Fonte: Yahoo Notícias

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Motor que pode nos levar a Marte em 42 horas é testado com sucesso

Já pensou em ir para Marte? E fazer isso em menos de dois dias? Testes feitos pelo cientista russo Vladimir Leónov podem levar o ser humano a uma evolução deste porte. Ele testou um motor quântico revolucionário, que pesa apenas 54 kg, alcança um impulso de 500 a 700 quilogramas-força e utiliza 1kW de potência.

“O veículo decola verticalmente através de barras-guias, com uma aceleração de 10 a 12G. Esses testes são uma prova convincente de que a gravidade foi conquistada de forma experimental, provando a teoria da superunificação”, afirmou o cientista responsável pelos testes.

Apenas para efeito de comparação, um foguete atual é impulsionado em 18 km/s. Se o motor quântico experimental for usado, essa capacidade aumentará para 1000 km/s, uma diferença bastante significativa. Com isso, distâncias para outros planetas seriam drasticamente diminuídas, acredita Leónov.

“Um veículo dotado de um propulsor quântico poderia levar 42 horas para chegar a Marte e apenas 3,6 horas para alcançar a Lua”, conclui ele. Fonte: Yahoo Notícias

domingo, 1 de fevereiro de 2015

NASA lança satélite para medir umidade do solo

A Nasa lançou neste sábado um novo satélite de observação terrestre para proporcionar mapas de alta resolução a cientistas que mostram a umidade no solo

A Nasa lançou neste sábado um novo satélite de observação terrestre para proporcionar mapas de alta resolução a cientistas que mostram a umidade no solo, com o objetivo de melhorar as previsões climáticas.
O observatório SMAP (Soil Moisture Active Passive) decolou com um foguete United Launch Alliance Delta II da base de Vandenberg, na Califórnia, às 6H22 locais (12H22 de Brasília), informou a agência espacial.
Os mapas de alta resolução que serão enviados aos cientistas devem ajudar nas previsões futuras, já que eles projetam secas severas e tempestades mais frequentes. Eles darão aos especialistas melhores ferramentas para prever como a vegetação e os cultivos se transformarão com o aquecimento do planeta.
A umidade do solo, assim como a do ar, tem um papel importante na previsão do tempo e no conhecimento dos ciclos da água e a dinâmica da mudança climática, segundo os cientistas da NASA.
"O receptor de bordo do satélite é extremamente sensível", disse Jeff Piepmeier, chefe do radiômetro Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.
O SMAP é uma missão de 916 milhões de dólares que durará pelo menos três anos. É parte de um programa mais amplo de projetos científicos da Terra no espaço para compreender melhor a mudança climática e o aumento do nível do mar e o estado das reservas de água doce no planeta, explicou a chefe da missão da NASA. Fonte: Yahoo Notícias