domingo, 25 de agosto de 2013

Relógio atômico de itérbio bate recorde de precisão

Cientistas americanos criam relógio mais preciso do mundo
Washington, 22 ago (EFE).- Nenhum relógio no mundo mede o tempo com mais precisão do que um relógio atômico, e agora uma tecnologia que usa átomos de itérbio, elemento químico metálico, bateu recordes por sua estabilidade, segundo um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista científica "Science".
Um par de relógios do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST) em Boulder, Colorado, atua como pêndulos ou metrônomos do século XXI que oscilam com sincronia praticamente perfeita por um período comparável à idade do universo.
A estabilidade de um relógio pode ser imaginada pela precisão com que cada "tique-taque" se mantém sincronizado com o de outro relógio, e os relógios de itérbio são estáveis dentro de menos de duas partes em um quatrilhão (o número um seguido por 18 zeros), aproximadamente dez vezes melhor que os melhores resultados divulgados até agora de outros relógios atômicos.
Este avanço espetacular, assinala o artigo, poderia ter impactos significativos não só para a medição do tempo, mas também para uma ampla gama de quantidades de medição por sensores que têm efeitos sobre a taxa de "tique-taque" dos relógios atômicos, como a gravidade, os campos magnéticos e a temperatura.
"A estabilidade da rede relógio itérbio abre as portas para inúmeras aplicações práticas de tempo de alta performance", diz o físico do NIST e um dos autores do estudo Ludlow Andrews.
Cada relógio de itérbio do NIST opera sobre 10 mil átomos de terras raras resfriadas a 10 microkelvins (dez millónesimos de um grau sobre o zero absoluto) presos em uma rede óptica que consiste em uma série de buracos, com a forma de uma panqueca, feitos de laser.
Outro laser que faz "tique-taque" 518 trilhões de vezes por segundo provoca uma transição entre dois níveis de energia nos átomos. O grande número de átomos empregado é a chave para a alta estabilidade dos relógios.
É necessário fazer uma média dos "tique-taques" de qualquer relógio atômico durante um período para obter os melhores resultados.
O artigo observa que um dos principais benefícios de tão elevada estabilidade relógios itérbio é que os resultados muito precisos podem ser alcançados muito rapidamente.
Por exemplo, com o atual padrão de tempo civil nos EUA, a fonte de césio relógio NISTF1, é uma média de cerca de 400 mil segundos cerca de cinco dias para obter seu melhor desempenho. O novo relógio itérbio alcança os mesmos resultados em cerca de um segundo tempo de média.
Dado este elevado nível de estabilidade itérbio relógios medições extremamente rápidas podem ser feitos em muitos casos, em tempo real, o que pode ser importante em aplicações como fábricas e no ambiente natural. EFE Fonte> Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário