quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Estudantes mexicanos criam sistema para evitar que motorista durma ao volante

Cidade do México, 3 set (EFE).- Uma webcam e um dedal especial são os aparelhos que fazem parte de um sistema criado por um grupo de estudantes mexicanos para evitar que motoristas durmam ao volante.
O sistema mede a temperatura do automóvel, a frequência cardíaca, as piscadas e o movimento da cabeça da pessoa que conduz e um som alerta os motoristas para que não caíam no sono enquanto dirigem.
Este sistema chamado "Anti-Sleep" e destinado a reduzir o número de acidentes gerados pelo cansaço dos motoristas foi criado por Leslie Melissa Mercado, Jorge Ivan Trejo e Mario Andrei Álvarez, alunos do Instituto Politécnico Nacional (IPN) da Escola Superior de Cómputo (Escom) na Cidade do México.
A casa de estudos explicou em comunicado que o sistema é portátil e começa a funcionar quando o automóvel é ligado e realiza algumas perguntas para determinar o estado do motorista, como o número de horas que dormiu nas últimas 24 horas, se tem alguma doença ou se ingeriu remédios, entre outras.
Após responder o questionário, o motorista deve colocar um dedal especial em um dos dedos para registrar a frequência cardíaca.
Por outro lado, uma câmera instalada no carro capta o rosto da pessoa e o número de piscadas que ocorrem enquanto conduz, além do movimento da cabeça.
Os alunos explicaram que o "Anti-Sleep" monitora a condição do motorista a cada 60 segundos, de modo que quando alguém se encontra muito cansado e recebeu várias alertas, é necessário que faça um intervalo para evitar um acidente. EFE Fonte: yahoo notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário