domingo, 30 de março de 2014

Índia realiza novo teste com míssil nuclear Prithvi II

Nova Délhi, 28 mar (EFE).- A Índia testou nesta sexta-feira com sucesso pela quinta vez nos últimos meses o míssil nuclear Prithvi II, que possui um raio de alcance de 350 quilômetros e capacidade para levar uma ogiva de meia tonelada, informou uma fonte oficial.
O teste foi realizado no distrito de Balasore, no estado oriental de Orissa, em umas instalações da Organização Índia para a Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), detalhou um membro da equipe que realizou o teste à agência local "Ians".
"Foi um lançamento perfeito. A missão completou todos os objetivos", completou o diretor do teste, M. K. Prasad, à "Ians".
De acordo com a fonte, o Comando das Forças Estratégicas do Exército indiano também participou das manobras.
O Prithvi ("terra", em sânscrito), que é o primeiro míssil balístico indiano de construção nacional e um dos cinco modelos desenhados pelo DRDO em seu programa de desenvolvimento de "projéteis guiados", foi testado no início de janeiro e em três ocasiões no ano passado.
A Índia também testou os mísseis com capacidade nuclear Agni IV, com um alcance próximo aos 4 mil quilômetros, e Agni V (5 mil quilômetros), e anunciou que está desenvolvendo o Agni VI, um míssil de longo alcance que poderá levar várias ogivas para efetuar ataques múltiplos.
A Índia mantém há anos uma carreira armamentista com seu vizinho Paquistão, que também possui armas nucleares e é sua principal ameaça no subcontinente indiano.
Além do acompanhamento ao Paquistão, o comando militar indiano também não perde de vista as capacidades nucleares da também vizinha China, já que Pequim se encontra a cerca de 3 mil quilômetros da fronteira com a Índia. EFE Fonte; yahoo notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário