domingo, 2 de agosto de 2015

Cuba interdita praia por microalga tóxica que afetou 50 pessoas

Criança é vista na beira-mar em Havana, em 28 de outubro de 2011
Autoridades cubanas interditaram uma praia no centro da ilha, onde uma microalga provocou lesões na pele de cerca de 50 pessoas, mais da metade crianças - informou nesta sexta-feira a imprensa local.
"Cerca de 51 casos foram registrados, mais de 50% deles com idades pediátricas, com uma dermatite", declarou a uma rede de televisão a diretora-adjunta de Saúde Ambiental da província de Cienfuegos, Olidia Hernández.
A especialista pediu que a população afetada fosse rapidamente aos centros de saúde para evitar infecções, pois muitos só estão fazendo quando as "lesões estão purulentas" e requerem tratamento com antibiótico.
A microalga foi encontrada "até agora" numa praia situada dentro da Baía de Cienfuegos, que "foi imediatamente fechada" ao público, e que uma equipe de especialistas iniciou uma pesquisa no local.
"Observamos que havia um crescimento massivo e encontramos uma microalga marinha que é muito famosa por ser de atividade tóxica", explicou o pesquisador do Centro de Estudos Ambientais de Cienfuegos, Augusto Comas.
O especialista esclareceu que "há antecedentes de crescimento massivo ou florescimento de algas tóxicas como maré vermelha na província e na Baía (de Cienfuegos) nos anos 2005 e 2009, mas haviam sido outras espécies e os efeitos foram diferentes".
Segundo os especialistas do Centro, a explosão de algas responde às altas temperaturas na ilha, acima dos 30 graus Celsius, e a "concentração de nutrientes na baía, que recebeu pouco aporte de água devido à estiagem prolongada", que afeta quase todo o país.
Frequentar as praias é uma das principais alternativas dos cubanos pata escapar do calor que, este verão (no hemisfério norte, ndlr) está sendo particularmente severo. Fonte: Siga o Yahoo Notícias no Twitter e no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário