quinta-feira, 5 de abril de 2012

Total inspeciona plataforma acidentada no Mar do Norte

Plataforma de petróleo da Elgin, no Mar do Norte

"A equipe passou quase quatro horas na plataforma Elgin, reunindo informação preliminar que será utilizada para ajudar a preparar o envio do equipamento necessário para realizar uma operação de controle do poço", declarou a Total em um comunicado.
A petroleira informou que os especialistas "cumpriram com sucesso os objetivos" de sua missão, que qualificou de "etapa crucial para o controle da situação".
O propósito da equipe, que aterrissou na plataforma após percorrer de helicóptero os 240 km que a separam da cidade costeira escocesa de Aberdeen, foi inspecionar o local do vazamento, determinar as zonas acessíveis da plataforma e compilar dados sobre o poço acidentado, informou a Total.
"A equipe também devia confirmar visualmente as opções possíveis para colocar tubulações ou mangueiras e pontos de amarração para os equipamentos requeridos em qualquer operação", destacou o comunicado.
Após a extinção do queimador que, durante a primeira semana impediu o acesso devido ao risco de explosão, a Total se prepara para as operações de tamponamento do poço, onde foi localizado o escapamento que obrigou a evacuar a plataforma 11 dias atrás.
A empresa contempla duas possíveis soluções, injetar lama diretamente no poço acidentado e perfurar poços de desvio.
A equipe enviada à plataforma era composta de três funcionários da Total e cinco especialistas da empresa americana "Wild Well Control", especializada em intervenções de urgência que já interveio no Golfo do México, após a explosão da plaraforma da BP Deepwater Horizon, em 2010.
A petroleira francesa avaliou na segunda-feira que as medidas tomadas para tentar controlar o vazamento, de 200.000 metros cúbicos de gás diários, custam cerca de US$ 1 milhão por dia. Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário