quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Tecido que permite medir o pulso de quem o usa é fabricado no Japão

Tecido que permite medir o pulso de quem o usa é fabricado no Japão
Tóquio, 30 jan (EFE).- O fabricante têxtil Toray e a companhia telefônica japonesa NTT anunciaram nesta quinta-feira que desenvolveram de maneira conjunta um tecido para elaborar peças que são capazes de medir o pulso de quem as usa, assim como medir outras constantes vitais.
O denominado "hitoe" é um tecido feito de nanofibras cobertas com resina com uma alta condutividade elétrica, o que o torna suficientemente sensível para detectar os sinais vitais do usuário e realizar um acompanhamento das condições de saúde, explicou a Toray através de um comunicado.
Por sua vez, o gigante da telefonia NTT revelou que pretende de maneira complementar lançar no final de ano um serviço que combine estas peças elaboradas com o sofisticado tecido, com aplicativos de celular, onde se poderá ler as medições realizadas.
A Toray, multinacional japonesa especializada em tecidos e fibras, explicou que o lançamento destas peças responde ao "crescente interesse entre os japoneses sobre assuntos de saúde e melhora da qualidade de vida".
A empresa detalhou que este tecido pode ser lavado de forma repetida e é suficientemente durável para vesti-lo no trabalho ou enquanto se faz esporte.
Embora no comunicado não se especifique o tipo de peças que serão lançadas no mercado, no site da companhia há fotografias de uma camiseta apertada de manga longa. EFE Fonte: yahoo notícias

2 comentários:

  1. Oi, Gilberto!
    Curioso colocarem esse nome no tecido, já que no Japão existe um outro tecido denominado Juni-hitoe que são usados em coroações e cerimoniais importantes pela imperatriz, príncipe herdeiro ou príncipes e princesas de sangue.
    Interessante como estão usando a namotecnologia. Afora as academias, o uso nos hospitais ajudariam pacientes que usariam apenas uma roupa ao invés de um monte de eletrodos colados em seu corpo e ligado em uma máquina.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Bem observado amiga. Entendo muito pouco da cultura japonesa, mas a nanotecnologia me parace ser um ramo muito promissor, pois a cada dia fico mais surpreso com as invenções neste ramo das ciências. O futuros nos guarda muitas surpresas e espero estar vivo para ver e até usar muitas delas. Valeu pela visita!

    ResponderExcluir