sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nasa encontra menor planeta descoberto até agora, pouco maior que a Lua

 
Washington, 20 fev (EFE).- A Nasa informou nesta quarta-feira a descoberta do planeta mais pequeno que orbita ao redor de uma estrela similar a nosso Sol do qual se tem conhecimento, batizado como Kepler-37b, e de dimensões "ligeiramente" superiores às da Lua, ou seja, um terço da Terra.
O Kepler-37b faz parte, por sua vez, de um sistema planetário também de recente descobrimento, o Kepler-37, ao redor de uma estrela "similar" a nosso Sol e que se encontra na constelação Lyra, a cerca de 210 anos-luz da Terra.
Segundo um comunicado no site da agência espacial americana, o pequeno planeta e os outros dois que fazem parte de seu sistema se encontram na denominada "zona habitável" do cosmos, ou seja, aquela parte na qual se considera que poderia existir água em estado líquido.
Mesmo assim, os astrônomos acreditam que o Kepler-37b não dispõe de uma atmosfera e que, portanto, não pode abrigar vida "como nós a conhecemos".
A Nasa lembra que os primeiros planetas descobertos que orbitam fora do Sistema Solar (exoplanetas) eram "gigantes" e que, à medida que avançou a tecnologia, planetas cada vez menores foram encontrados, até o descobrimento do Kepler-37b que, segundo a agência, demonstra que "os exoplanetas do tamanho da Terra são comuns".
"O fato de que tenhamos descoberto o pequeno Kepler-37b sugere que os planetas pequenos são comuns e deixa entrever que maiores maravilhas planetárias nos aguardam à medida que recopilemos e analisemos mais dados", assegurou o cientista da Nasa, Jack Lissauer.
A equipe de pesquisa da Nasa responsável pela descoberta usou dados compilados pelo telescópio espacial Kepler, que mede de forma contínua e simultânea o brilho de mais de 150 mil estrelas a cada meia hora. EFE Fonte: Yahoo! Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário