quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Acetona



Utilizada como solvente de vários compostos orgânicos e na fabricação de plásticos, lacas e vernizes, a acetona foi sintetizada pela primeira vez em 1595, pelo médico alemão Andreas Libau.
A acetona, composto químico de fórmula CH3-CO-CH3, é a primeira e a mais importante da série das cetonas alifáticas. É um líquido incolor, de cheiro bem característico, solúvel em água em todas as proporções, e de ponto de ebulição 56,5o C. Encontra-se, em pequenas quantidades, na urina e no sangue do homem e de outros animais.
O primeiro método industrial de obtenção da acetona foi a destilação destrutiva do acetato de cálcio, obtido do ácido pirolenhoso, fração líquida resultante da destilação seca da madeira. Durante a primeira guerra mundial, para obter a cordite (pólvora britânica), desenvolveu-se um processo fermentativo de produção da acetona a partir do amido, pela ação do Clostridium acetobutylicum. O etanol e o álcool n-butílico formam-se, também, durante esse processo. Atualmente, o principal método de obtenção industrial consiste na desidrogenação catalítica de isopropanol, passando-se vapores desse álcool sobre cobre aquecido ao rubro.

Fonte: todos direitos reservados ©Britannica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário