domingo, 8 de janeiro de 2012

Plásticos fantásticos

Plásticos Fantásticos::
polímeros que são condutores elétricos

monitores de plásticoPlásticos (polímeros) são conhecidos por serem bons isolantes: não conduzem eletricidade. Certo? Depende. Um grupo especial de polímeros conduz eletricidade. E, além disso, emitem luz quando submetidos a um determinado potencial elétrico. "Descobertos" há menos de 30 anos, estes polímeros estão abrindo possibilidades fantásticas na indústria tecnológica, como monitores de plástico e músculos artificiais.



monitores de plásticoLight Emitting Polymers (LEP): Displays.

Esta história começa em 1970. Um grupo de químicos descobriu que alguns polímeros eram condutores elétricos. Desde então,
começou-se a pensar em fios de plástico, circuítos mais leves, músculos artificiais, entre outros. Alguns destes polímeros tinham outra propriedade: emitiam luz quando conduziam eletricidade, dependendo do potencial aplicado. Estes polímeros são conhecidos como LEP - light emitting polymers.
A utilização destes polímeros eletroluminiscentes como displays foi também cogitada; mas, na época, os displays de cristais líquidos (LCD) haviam sido recentemente introduzidos no mercado, e eram a grande vedete das indústrias de eletônicos.
Porém, após quase duas décadas, a tecnologia de LCD já oferece algumas limitações. É ai que entram os Plásticos Brilhantes.

ligações pi conjugadas

poli bitiazolLigações Conjugadas
Estes polímeros possuem ligações pi conjugadas - permitindo a mobilidade eletrônica ao longo da cadeia. As propriedades ópticas e elétricas destes polímeros estão relacionadas com sua conformação molecular, e podem ser modificadas pela introdução de grupos à cadeia polimérica, pela variação da temperatura, pressão, interação com solventes, ou pela aplicação de um potencial elétrico. Polianilina é um dos mais importantes polímeros condutores e tem sido intensivamente estudada nos últimos anos, tanto do ponto de vista teórico como experimental.


LEP://Idéias...
Imagine que você esteja vestindo uma camisa amarela. Você gira um botão oculto na manga da camisa e ela fica de outra cor. Mais um giro no botão e o bolso de sua camisa passa a exibir a sua novela favorita. Esta é apenas uma das inovações tecnológicas prometidas pelos LEPs...
displays com polímeros condutoresOutras Aplicações:
> Uma outra aplicação para os polímeros condutores é de sensor químico. Pesquisadores na Itália já preparam um "nariz artificial", capaz de detectar centenas de diferentes espécies químicas, com uma tecnologia baseada nos polímeros condutores.
> Polímeros condutores também são utilizados em impressoras jatos de tinta.

E, num futuro próximo:

um relógio, tv, internet, cronômetro...
relógio LEP multi-uso

uma televisão na carteira, um atlas rodoviário...
carteira-monitor LEP

paineiis mutantes; placas que mudam de sinais
painel LEP ativo para automóveis


monitores de alta-resolução LEP











Nenhum comentário:

Postar um comentário