quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Química inorgânica,




    Campo da química que estuda as reações e propriedades dos elementos químicos e seus compostos, exceto os compostos de carbono, objeto da química orgânica.
     A química inorgânica moderna sobrepõe-se a outros campos científicos como a bioquímica, a metalurgia, a mineralogia, a química orgânica, a química física e a física de estado sólido.
     Entre os ramos da química inorgânica, figuram a química de estado sólido, que se ocupa, entre outras matérias, da química dos semicondutores; a química da cerâmica; a química de alta temperatura e pressão; a geoquímica e a química dos elementos transurânicos, dos actinídeos e dos lantanídeos ou terras-raras.
     Os compostos binários inorgânicos contêm dois elementos diferentes e recebem o nome do elemento menos metálico, com terminação em -eto seguido do nome do elemento mais metálico. Por exemplo, NaCl, cloreto de sódio. Há normas para denominar compostos mais complicados mas, em muitos casos, recebem nomes triviais ou comuns (por exemplo, Na2B4O7·10H2O, bórax) ou nomes patenteados (F(CF2) nF, teflon).
     A tabela adjunta mostra os nomes e fórmulas dos íons inorgânicos poliatômicos mais comuns. Fonte: Enciclopédia encarta

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário