quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Análise química


Éconjunto de técnicas e procedimentos empregados para identificar e quantificar a composição química de uma substância. Na análise qualitativa, pretende-se identificar as substâncias de uma amostra. Na quantitativa, a quantidade ou concentração de uma substância determinada. Para determinar a identidade ou quantidade de um elemento, procede-se à preparação de uma amostra (seleção de quantidade e grau de uniformidade do material necessário para a análise). Em seguida, separam-se da amostra os componentes que possam interferir no estudo. O objeto da separação é obter o componente desejado sob a forma pura, ou parcialmente pura, para sua determinação analítica.

 Posteriormente, realiza-se a análise da amostra, com base, geralmente, em uma reação química do componente, que produz uma qualidade facilmente identificável, como cor, calor ou insolubilidade.
 Os métodos de análise, baseados em instrumentos eletrônicos, exerceram grande importância nos anos cinqüenta e, atualmente, a maioria das determinações analíticas são executadas com a ajuda destes equipamentos. A cromatografia é o método de separação mais comum. A espectroscopia, o estudo das interações da radiação eletromagnética com a matéria, é o grupo de métodos instrumentais maior e mais preciso, entre os utilizados nas análises químicas e em toda a ciência.

Um químico utiliza a cromatografia em fase líquida para analisar uma mistura complexa de substâncias. O cromatógrafo usa um meio absorvente que, ao ser colocado em contato com uma amostra, absorve seus distintos componentes a diferentes velocidades. Desta forma, separam-se os componentes de uma mistura. A cromatografia tem muitas aplicações importantes, como a determinação do nível de contaminantes no ar, a análise de medicamentos e a análise de urina e sangue.
Fonte: enciclopédia encarta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário