terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Química industrial I


         
1.  Química, Indústria, setor que se ocupa das transformações químicas em grande escala. As atividades da indústria química são a extração e o processamento das matérias-primas, tanto as naturais como as sintéticas, e a sua transformação em outras substâncias, com características distintas das que tinham antes.

As indústrias químicas podem ser classificadas em duas categorias, a saber: indústrias químicas de base e indústrias químicas de transformação. As que se incluem na primeira categoria trabalham com matérias-primas naturais e fabricam produtos simples, semi-elaborados. Estes servem como o ponto de partida para a operação das que fazem parte da segunda categoria. As indústrias de base situam-se perto das fontes de suprimentos. Um exemplo de indústria química de base é a fabricação de álcool por fermentação de açúcares. As indústrias químicas de base obtêm suas matérias-primas do ar (oxigênio e nitrogênio), da água (hidrogênio), da terra (carvão, petróleo e outros minerais) e da biosfera (borracha, gorduras, madeira e alcalóides, entre outras).

As indústrias químicas de transformação convertem os produtos semi-elaborados em outros, que podem ser enviados diretamente para o mercado consumidor ou, ainda, utilizados por outros setores industriais.

Tradicionalmente, as operações da indústria química se baseavam em uma simples modificação ou em um aumento das dimensões dos aparelhos usados pelos pesquisadores nos laboratórios. Na atualidade, porém, todo o processo químico é estudado cuidadosamente em laboratório antes que seja convertido em um processo industrial. É desenvolvido gradualmente, utilizando-se, com tal finalidade, plantas-piloto; a grande escala só é adotada após comprovada a rentabilidade.

A transição desde o laboratório até a fábrica é a base da indústria química, que reúne em um só processo contínuo, chamado linha de produção, as operações individuais realizadas de forma independente no laboratório. Essas operações individuais são as mesmas, seja qual for a natureza do material que está sendo processado. Entre os exemplos desses tipos de operação, temos a trituração e moagem de materiais sólidos, o transporte de fluidos, a destilação das misturas de líquidos, a filtragem, a sedimentação, a cristalização dos produtos e a separação de materiais.
         2.       ANÁLISE DO PROCESSO QUÍMICO  O processo químico acarreta três tipos de problemas que, embora estejam relacionados entre si, dependem de princípios técnicos completamente diferentes. O primeiro tipo de problema está na avaliação dos balanços de matéria e energia do processo e no estabelecimento das tarefas que deverão ser executadas nas diferentes partes da instalação. O segundo tipo é a determinação das características específicas das instalações necessárias para se atingir a meta proposta. Por exemplo: em um laboratório, um líquido inflamável pode ser vaporizado diretamente sobre uma chama, mas, numa indústria, o mesmo procedimento é muito mais complexo e requer tanques metálicos de grandes dimensões, que facilitem a transferência térmica entre a fonte de calor e o líquido a ser vaporizado. O terceiro tipo de problema envolve a escolha de aparelhos e materiais e a integração dos diferentes recursos dentro de um planejamento coordenado. Esses tipos de problemas podem ser, respectivamente, classificados de problemas de processo, de operações básicas e de cálculo de instalações. Os problemas de processo são, em sua maioria, químicos; as operações básicas são principalmente do tipo físico; e os problemas de cálculo das instalações são, em grande parte, mecânicos. No projeto de um processo industrial, nenhum desses problemas pode ser tratado isoladamente.
         3.       INDÚSTRIAS QUÍMICAS DE INTERESSE  As indústrias químicas de produtos inorgânicos mais importantes são: a de fabricação de ácido sulfúrico, a de vidro, a de produção de alumínio, de cobre, de ferro e de aço, a de obtenção de amoníaco e adubos nitrogenados e a de fabricação de soda, entre outras. Na área da química orgânica, podem ser destacadas a indústria carboquímica, cuja matéria-prima é o carvão; a petroquímica, que tem no petróleo seu insumo essencial; e, como derivadas das duas, as indústrias de resinas sintéticas e as de fabricação de detergentes.
Fonte: enciclopédia barsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário